PE da Serra do Tabuleiro
SC

estatísticas da área

Espécies registradas::
355
Espécies com foto:
347
Espécies com som:
138
Total de registros:
3681
Total de fotos:
3391
Total de sons:
290

primeiros registros fotográficos

tauató-passarinho
Guilherme Willrich
príncipe
Alceo Romano Slomski
dituí
Fernando Paludo
corucão
Renan Martini
galinha-d'água-carijó
Márcio L. Souza

primeiros registros sonoros

surucuá-de-barriga-amarela
Fernando Paludo
dituí
Fernando Paludo
pariri
Fernando Paludo
tuque-pium
Thiago Weigert
beija-flor-de-banda-branca
Fernando Paludo
Áreas de Observação

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representados no Parque.

História

A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O nome da unidade de conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Infra-estrutura

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. A sua sede conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas. O Parque possui anda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imarui e de São Bonifácio.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências